sábado, 6 de novembro de 2010

Dilma x Serra no Twitter e os Multiplicadores

No artigo que publiquei ontem em minha coluna no IDGNow (http://bit.ly/9JocKQ) vários dados ficaram de fora para não deixar o artigo mais longo do que já está. Mas algumas pessoas me perguntaram sobre como foi analisada a parte qualitativa. Como digo no artigo, evidentemente que não daria para ler 127 mil tweets que citavam as hashtags #dilmaday ou os 43 milhões com #euquero45.

Para fazer o estudo de caso na parte quali optei por usar como amostra de análise o que a ferramenta de monitoramento chama de “50 Highest Exposure”. São perfis de Twitter que possuem relevância e dão grande exposição a tudo que publicam. Eles possuem alto número de seguidores ou são retuitados por outros perfis que possuem alto audiência.

Prometi ontem no meu perfil de twitter (@rizzomiranda) dizer o quanto esses TOP 50 analisados no gráfico de pizza que está no artigo, contribuíram para a exposição. Os dados estão abaixo (em negrito):
  1. O #dilmaday, teve no total 127 mil tweets postados por 43 mil pessoas. A atividade de postagem alcançou 3,7 milhões de pessoas e foi repetida na rede 73 milhões de vezes > 16 milhões vieram dos TOP 50.

  2. No caso do #euquero45 foram 43 mil tweets postados por 24 mil perfis. O alcance foi 4,4 milhões e o número de impressões ficou em 24 milhões de vezes >> 10 milhões vieram dos TOP 50.

  3. Um dado adicional a analisar é que Serra teve muitos perfis com grande poder de influência (43%). No caso de Dilma isso foi mais diluído (22%).

Lembrando que os dados se referem apenas às duas hashtags mencionadas e apenas sobre a performance no dia 31/10. Em tempo: "exposição” quer dizer que um mesmo post pode ter sido visto por mais de uma pessoa. Ou seja, repetido. Alcance não, é perfil único.

Estou fazendo um estudo da campanha toda e em breve será publicada na coluna.

Importante dizer também que esse levantamento é absolutamente técnico e não partidário. Como jornalista minha missão é informar dados e levantar informações, indicando conclusões que elas permitam. No ambiente digital este tem sido um momento de grande e boa reflexão profissional, especialmente sobre o uso das redes nas Eleições 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário